Associação Humanitária de

Bombeiros Voluntários Madeirenses

 

Procurar:

OS QUE AVANÇAM...

QUANDO TODOS FOGEM.

 

  HOME

ASSOCIAÇÃO

INFORMAÇÃO

CONSELHOS ÚTEIS

CONTACTOS ÚTEIS

 
 

Voluntariado

 

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Madeirenses foi na origem fruto do voluntariado dos efectivos e ainda na actualidade continua a apostar nesta dedicação de muitos madeirenses. Hoje a corporação apresenta um carácter misto, sendo composta de um quadro permanente e outro de voluntários. A situação surge apenas a partir do regime autonómico e resultou da necessidade de assegurar um serviço permanente de bombeiros. No passado todos os efectivos eram voluntários, apenas existia um serviço mínimo nas horas em que os demais cumpriam o seu horário de trabalho.

Ao bombeiro voluntário associa-se sempre uma grande disponibilidade, espírito de solidariedade, inter-ajuda e auto-disciplina. Para alguns associados da velha guarda, como o Prof. Virgílio Pereira, determinados princípios reforçam e contribuem para avivar o espírito de corpo dos voluntários, como os símbolos, os heróis.

O bombeiro voluntário não actua em busca de compensação financeira, mas sim guiado pelo espírito da solidariedade e espera de todos nós, cidadãos, o reconhecimento público do seu trabalho, expresso em medalhas e louvores.

No passado a adesão dos funchalenses ao voluntariado nos bombeiros conquistava-se também pelo exemplo da corporação, em que a sede se transformava num raro espaço de convívio, jogo e lazer. Em épocas em que ouvir rádio e ver televisão eram uma raridade e tinham na sede da corporação a resposta. Hoje os principais desafios da adesão prendem-se certamente com o espírito radical das manobras e dos serviços e os intercâmbios. Note-se que a corporação tem-se evidenciado em diversas provas, nomeadamente no XVI Concurso Nacional de Manobras e Desporto (1997), em que conquistou a medalha de prata.

 

Alguns testemunhos:

 

 

"O voluntariado é uma enorme vontade de dar um pouco de nós sem receber nada em troca"

 

"Ser voluntário é ajudar quem precisa contribuindo para um mundo mais justo e mais solidário"

 

"O voluntariado é o conjunto de acções de interesse social e comunitário em que toda a actividade desempenhada reverte a favor do serviço e do trabalho"

 

"Trabalhar como voluntário é exercer uma actividade de forma séria e profissional, necessitando para isso de formação especifica"

 

"Voluntariado não é a ambição nem a busca de riqueza material ou notoriedade mas sim a vontade de ajudar, pela procura de riqueza emocional"

 

"Voluntariado é um desafio"

 

"O voluntariado é um instrumento para a educação formal e informal sendo vital para a formação de todos os jovens e adultos"

 

"Voluntariado é um exercício pleno de cidadania"

 

VOLUNTARIADO por opção.

PROFISSIONAL na acção.

 

 

 

Todos os direitos reservados Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Madeirenses ® 2011
Todas as imagens reproduzidas no site, são propriedade da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários Madeirenses