O brasão de armas é assim constituído de verde, com cinco pães de açúcar, de ouro, realçados em espiral e com base de púrpura, postos em cruz, acantonados por quatro cachos de uvas de ouro, sustidos e folhados do mesmo metal, cada cacho carregado por uma quina de azul, carregada com cinco besantes de prata de cinco torres
É um pássaro da mitologia grega que, quando morria, entrava em auto-combustão e passado algum tempo, renascia das próprias cinzas. Outra característica da Fénix é sua força que a faz transportar em voo cargas muito pesadas, havendo lendas nas quais chega a carregar elefantes. Podendo se transformar em uma ave de fogo.
Teria penas brilhantes, douradas, e vermelho-arroxeadas, e seria do mesmo tamanho ou maior do que uma águia. Segundo alguns escritores gregos, a Fénix vivia exactamente quinhentos anos. Outros acreditavam que seu ciclo de vida era de 97.200 anos. No final de cada ciclo de vida, a Fénix queimava-se numa pira funerária. A vida longa da fénix e o seu dramático renascimento das próprias cinzas transformaram-na em símbolo da imortalidade e do renascimento espiritual.